Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

 

O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) é resultado da meta 16 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - Enccla 2006, que previa a necessidade de “implantar laboratório modelo para a aplicação de soluções de análise tecnológica em grandes volumes de informações e para a difusão de estudos sobre as melhores práticas em hardware, software e a adequação de perfis profissionais”.

O LAB-LD foi instalado em 2007, por intermédio de convênio entre o Ministério da Justiça e o Banco do Brasil, dentro da estrutura do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da atual Secretaria Nacional de Justiça e Cidadania (SNJ).

A motivação para a criação do LAB-LD surgiu da observação, pelos órgãos participantes da Enccla, de que as investigações de casos de lavagem de dinheiro ou corrupção envolviam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, além de sigilos telefônico e fiscal, abrangendo grandes períodos. Isso gerava uma grande massa de dados a ser analisada e, muitas vezes, as investigações e análises financeiras eram conduzidas sem a necessária especialização técnica.

Como o projeto deste primeiro LAB-LD foi bem-sucedido, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por intermédio do DRCI/SNJ, iniciou em 2009 a replicação do modelo para outros Órgãos Estaduais e Federais. O conjunto destes Laboratórios forma a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-Lab), hoje presente em todos os estados brasileiros.

O Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro do MPPE, que funciona dentro da estrutura do NIMPPE, é fruto de cooperação técnica entre a Instituição e a Secretaria Nacional de Justiça (Ministério da Justiça) e foi implementado pela Resolução PGJ nº 16 de 19 de outubro de 2017.

Fonte: http://www.justica.gov.br/sua-protecao/lavagem-de-dinheiro/laboratorio-de-tecnologia-contra-lavagem-de-dinheiro

 

 

Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias - SIMBA

O Sistema de Investigação de Movimentações Bancárias - SIMBA é um conjunto de processos, módulos e normas para tráfego de dados bancários entre instituições financeiras e órgãos governamentais. O projeto é uma evolução do modelo adotado pela Assessoria de Pesquisa e Análise - ASSPA, que é uma unidade vinculada ao gabinete do Procurador-Geral da República do Ministério Público Federal.O Ministério Público do Estado de Pernambuco é um dos órgãos públicos conveniados aptos a receber dados de afastamento de sigilo bancário de forma segura via internet. 

Logo SIMBA

 
 
Links Úteis
 
 
Arquivos para download
 
 
 
Dúvidas Frequentes
 
1) Os programas Validador Bancário e Transmissor Bancário funcionam no browser?

Resposta: Não. Ambos devem ser instalados na máquina do usuário.
 
2) A máquina onde instalo os programas Validador Bancário e Transmissor Bancário precisam ter acesso a internet?
 
Resposta: Sim. Os programas acessam o site da ASSPA/MPF através da internet para verificar a existência de novas versões.
 
3) Há necessidade de configuração para acessar o site da ASSPA/MPF?
 
Resposta: Sim. Como o site funciona com protocolo HTTPS, o usuário deve permitir o certificado emitido para o servidor do MPF. Além disso deve informar no Validador Bancário os dados de configuração do proxy.
 
4) Qual o endereço que o sistema acessa para obter o número da versão e transmitir arquivos gerados pelo banco?
 
Endereço: https://asspaweb.pgr.mpf.gov.br
Porta: 443
 
5) Qual a configuração a área de rede do banco deve fazer para permitir a transmissão dos arquivos gerados pelo banco?
 
Resposta: Liberar no firewall a transmissão de dados para o MPF
Endereço: https://asspaweb.pgr.mpf.gov.br
Porta: 443
 
6) Posso sobrepor a instalação do programa Validador ou Transmissor?
 
Resposta: Não. Desinstale a versão da máquina e depois instale a nova. Por segurança, faça um backup da pasta "dados Validador".
 
Contatos
 
 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (81) 3182-7214 ou (81) 3182-7217
 
 
 
Attachments:
Download this file (Setup-SIMBA-Transmissor.zip)SIMBA-Transmissor-zipado[ ]9251 kB
Download this file (Setup-SIMBA-Validador.zip)SIMBA-Validador-zipado[ ]7818 kB
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco