Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

10/10/2018 - Começou nesta terça-feira (9), sob a coordenação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a I Mostra de Processos do Ministério Público Brasileiro, uma iniciativa do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por meio da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), idealizada pelo Comitê de Políticas de Gestão Estratégicas do Fórum Nacional de Gestão do MP (FNG-MP). O evento tem por objetivo disseminar o conhecimento e fomentar a cultura de gestão de processo, através da apresentação de processos das diversas áreas de atuação do MP.

“Estamos felizes com a presença do CNMP no nosso Estado. Pernambuco reúne mais uma vez diversos ramos dos Ministérios Públicos para pensar o Ministério Público nacional. Retomando o protagonismo, vamos continuar avançando para prestar serviço de qualidade à população”, comentou o secretário-geral do MPPE, Alexandre Bezerra.“Vamos aproveitar este momento de troca de experiências para refletir, pensar e melhorar, para que possamos, cada dia mais, desempenhar muito adequadamente a nossa missão de defender o povo deste país”, complementou a subprocuradora-geral em Assuntos Institucionais do MPPE, Laís Teixeira.

Na palestra inicial, “Principais entregas do Comitê de Políticas de Gestão Estratégica do Fórum Nacional de Gestão do MP”, a coordenadora da Diretoria de Estrutura e Processos Organizacionais do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Magali Aparecida Medeiros Dias, apresentou os quatro principais produtos trabalhados no Grupo de Trabalho (GT) Processos do MPMG: a Metodologia de Gestão de Processos; o roteiro para a Melhoria de Processo, que tem por função expandir e detalhar os passos da Metodologia de Processos; e o roteiro de implementação da Unidade de Processos, que tem por objetivo ser a unidade responsável pela gestão de processos com algumas diretrizes gerais e recomendações.

“Nenhum desses materiais trabalhados no GT Processos têm caráter prescritivo. Cada Ministério Público é único, e tem uma realidade e uma cultura, uma configuração que é única. A gente traz aqui um pouco de conhecimento, considerando toda a experiência, toda a contribuição de um grupo que é multidisciplinar e que vem de vários de estados com experiência em gestão de processos”, destacou Magali Medeiros.

- I Mostra de Processos do MP Brasileiro (09/10/18)

Na continuação, o sócio-diretor da empresa de consultoria EloGroup, Davi Almeida, ministrou a palestra “O papel dos Processos na Execução da Estratégia Corporativa” e pontuou que para se cumprir o que está traçado no plano estratégico, é importante direcionar o que é prioridade na estratégia do órgão. “É preciso pôr em prática o que chamamos de cadeia de valor, para que o mapa estratégico não sirva apenas para ficar pendurado na parede. Um mapa com vários planos estratégicos dificilmente poderá ser executado com sucesso. É preciso ter um alinhamento, um diagnóstico e por último uma possibilidade de elaboração dessa estratégia para ser ter êxito”, comentou Almeida.

Após as palestras, foram apresentados cases de sucessos de gestão de processo das unidades do Ministério Público. O Ministério Público de Pernambuco abordou como foi utilizada a metodologia ágil Design Sprint para a elaboração da metodologia de construção do Mapa da Gestão Estratégica 2018-2023, elaborado pelos integrantes da instituição com a condução dos integrantes da Assessoria Ministerial de Planejamento Estratégico do MPPE (AMPEO), com a ajuda dos diversos setores da Instituição; e o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do MPPE (MPLabs). Na ocasião, o procurador do Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal (MPT-DF) e coordenador do Fórum Nacional de Gestão (FNG), Carlos Eduardo Andrade, elogiou o trabalho realizado pelo MPPE. “Vocês são um exemplo de MP que está sempre inovando e têm uma equipe de membros e servidores muito capacitados e habilitados para esse tipo de área de atuação, ou seja, inovação como uma mola propulsora do Ministério Público Brasileiro”, afirmou Andrade.

O coordenador do FNG comentou ainda que, além da realização de eventos como a Mostra de Processos, o Fórum ainda possui um Banco Nacional de Projetos, que também reúne iniciativas de programas estratégicos que podem servir de fonte de inspiração para todas as unidades do MP. Por fim, Andrade informou que a Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do  Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) está elaborando, este ano, o Planejamento Estratégico Nacional (PEN) 2020-2029. “Estamos realizando, atualmente, vários encontros regionais para atividade finalística e pretendemos realizar um encontro envolvendo também a atividade estruturante, junto com o FNG, para então, poder fazer um acoplamento dos dois mapas estratégicos no final do ano”, finalizou.

Ao todo, cerca de 18 unidades do Ministério Público Brasileiro participam da Mostra, que segue até a próxima quinta-feira (11), no auditório da sede da Procuradoria-Geral do Estado, localizado no Edf. Ipsep, na Rua do Sol, no bairro Santo Antônio. A estimativa, é de que, nos três dias, sejam analisados cerca de 32 processos na área de planejamento estratégico.

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco