Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

15/04/2019 - O procurador-geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE) do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Dirceu Barros, deu posse, na manhã desta segunda-feira (15), aos coordenadores das 14 circunscrições ministeriais e aos coordenadores Administrativos das Promotorias de Justiça da Capital (Cível, Criminal, Cidadania e da Infância e Juventude da Capital). Eles foram eleitos para o mandato que vai de abril deste ano, até março de 2020.
 
“Com os coordenadores temos uma nova oxigenação da gestão, pois são pessoas escolhidas pelos seus pares na circunscrição a que pertencem e que vem a contribuir com a descentralização do processo decisório, aumentando a eficácia e a eficiência da gestão. Contribuindo, assim, para um Ministério Público mais democrático e participativo”, disse Francisco Dirceu Barros, durante a solenidade realizada. A atuação dos coordenadores estimula os promotores de Justiça de cada cidade, a atuar em grupos em suas regiões, mantendo um diálogo constante para tratar conjuntamente as demandas comuns a todos os municípios.
 
“Este é um ano de muitos desafios por conta da questão econômica que assola o País, mas temos muito a crescer nesta nova gestão implementando projetos inovadores que estão sendo desenvolvidos. Estamos nos aparelhando cada vez mais com os novos notebooks que serão entregues pela gestão,a utilização do token por todos os promotores junto ao PJe, bem como outros projetos de relevância e que envolvem tecnologia, colocando o MPPE na vanguarda”, disse a coordenadora Administrativa das Promotorias Criminais da Capital, Maria Helena de Oliveira Luna.
 
Para a promotora de Justiça Alice de Oliveira Morais, eleita para a 8ª Circunscrição, com sede na cidade do Cabo de Santo Agostinho, promover integração e sinergia entre os membros é sua principal missão. “Quero buscar a integração da circunscrição para que seja possível desenvolver ações que tenham uma ampla repercussão e que tenham impacto direto na vida do pernambucano, fazendo isso sem deixar de trabalhar as demandas de cada cidade de forma específica” disse ela que será responsável pela atuação de promotores distribuídos em 23 cidades.
 
“Os coordenadores têm um papel importante na descentralização e desconcentração da tomada de decisões da gestão, um modelo que vem se aperfeiçoando cada vez mais e que prioriza a democracia. Entre as diversas iniciativas, queremos, ainda, que os coordenadores de circunscrição estimulem a criação dos Grupos de Atuação Cível ou Criminal Excepcional, os GACEs, para que seja possível uma atuação sincronizada, padronizada e de impacto em temas como patrimônio público, cidadania, saúde, meio ambiente, educação, entre diversos outros”, disse o chefe de Gabinete do MPPE, Paulo Augusto Oliveira. Ele anunciou, ainda, a realização nos próximos dias de novas edições do projeto Gabinete Itinerante, que tem o objetivo de atender demandas e trazer soluções conjuntas aos principais entraves da atuação na região, estreitando as relações institucionais entre a gestão e aqueles que mais próximos estão da população: os promotores de Justiça.
 
Participaram da reunião, ainda, os coordenadores dos Centros Operacionais de Apoio às Promotorias de Justiça (CAOPs); o secretário-geral do MP, Maviael de Souza Silva; o secretário-geral-adjunto, Gustavo Lima; o corregedor-geral do MP, Alexandre Augusto Bezerra; e a ouvidora-geral, Selma Magda Pereira Barbosa Barreto. Os dois últimos colocaram seus órgãos de atuação à disposição dos coordenadores a fim de estreitar laços institucionais com as diversas circunscrições do MPPE.
 
“Temos atuado de forma clara e transparente, compartilhando dificuldades e também os ganhos institucionais. Queremos trabalhar junto com vocês, procurando soluções, compreendendo as dificuldades para melhorar ainda mais o que encontramos. Vamos entrar em contato constante com cada uma das Coordenações de Circunscrições para entender pendências e saber claramente o que podemos efetivar de forma positiva naquele momento ou postergar para uma ocasião mais oportuna”, afirmou Maviael de Souza Silva. Ao final do encontro ele ainda tirou diversas dúvidas acerca de recursos de tecnológicos, questões de pessoal e de orçamento institucional.
 
ÓRGÃO ESPECIAL - No período da tarde, o Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ) realizou sua segunda sessão, empossando os membros do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça. Sineide Maria de Barros Canuto, Eleonora de Souza Luna, Alda Virgínia de Moura, Paulo Roberto Lapenda Figueiroa, Adalberto Mendes Pinto Vieira e José Elias Dubard de Moura Rocha foram os eleitos para a composição do órgão que é a unidade organizacional responsável pela aprovação da proposta orçamentária anual do MPPE, aprovação do quadro-geral da carreira e pelo julgamento dos recursos contra decisões de vitaliciamento de membros, em processos disciplinares e outras atribuições correlatas. A procuradora de Justiça Sineide Barros foi quem prestou, simbolicamente, juramento em nome dos demais membros.
 
Lista dos coordenadores Administrativos das Promotorias de Justiça da Capital:
Maria Helena de Oliveira Luna - Promotorias Criminais da Capital
Eduardo Henrique Borba Lessa - Promotorias Cíveis da Capital
Luciana Maciel Dantas Figueiredo - Promotorias de Defesa da Cidadania da Capital
Andréa Karla Reinaldo de Souza - Promotorias da Infância e Juventude da Capital
 
Lista de coordenadores da Circunscrição:
Almir Oliveira de Amorim Júnior - 1ª Circunscrição (Salgueiro)
Bruno de Brito Veiga - 2ª Circunscrição (Petrolina)
Lúcio Luiz de Almeida Neto - 3ª Circunscrição (Afogados da Ingazeira)
Oscar Ricardo de Andrade Nóbrega - 4ª Circunscrição (Arcoverde)
Stanley Araújo Correia - 5º Circunscrição (Garanhuns)
Gilka Maria Almeida Vasconcelos Miranda - 6ª Circunscrição (Caruaru)
Vanessa Cavalcanti de Araújo - 7ª Circunscrição (Palmares)
Alice de Oliveira Morais - 8ª Circunscrição (Cabo de Sto. Agostinho)
Isabel Lizandra Penha Alves - 9ª Circunscrição (Olinda)
Sylvia Câmara de Andrade - 10ª Circunscrição (Nazaré da Mata)
Guilherme Graciliano de Araújo Lima - 11ª Circunscrição (Limoeiro)
Fernanda Henriques da Nóbrega - 12ª Circunscrição (Vitória de Sto. Antão)
Emanuele Martins Pereira - 13ª Circunscrição (Jaboatão dos Guararapes)
Rodrigo Amorim da Silva Santos - 14ª Circunscrição (Serra Talhada)
 
 
Reunião com Coordenadores de Promotorias e Circunscrições Posse do Órgão Especial

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco