Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

15/04/2019 - A primeira impressão é a que fica. E não há dúvidas de que os novos estagiários de nível médio do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) terão motivos de sobra para recordarem da época em que foram recepcionados na Instituição, durante a realização da Oficina de Interação, realizada no Centro Cultural Rossini Alves Couto, em Santo Amaro, no Recife.

O evento, realizado pelo Departamento Ministerial de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DMDRH), teve por objetivo acolher os estudantes de ensino médio, de 16 a 18 anos de idade, que foram aprovados na última seleção do Programa de Estágio em Nível Médio e Universitário (PENUM) do MPPE.

A chegada desses jovens ao Ministério Público faz com que possamos aprimorar nosso quadro funcional, trazendo energia, vitalidade e sonhos. Nosso objetivo é permitir que eles possam adquirir conhecimentos profissionais e agregar assim, um aprendizado aos conhecimentos adquiridos na escola”, disse o secretário-geral do MPPE, Maviael de Souza.

Durante a oficina, os estagiários receberam uma cartilha com orientações que iam desde o objetivo do estágio, até dicas de postura e atendimento ao público. Os jovens também tiveram a oportunidade de encenar possíveis situações do dia a dia, que podem vir a ser vivenciadas em uma Promotoria de Justiça.

Propusermos a realização dessa atividade descontraída, em primeiro lugar, para que eles se sintam confortáveis no ambiente de trabalho. E depois, para que eles mesmos pudessem avaliar a maneira correta de um estagiário se comportar, desde o primeiro contato com o público, até no relacionamento com membros e servidores da Instituição”, comenta a gerente do DMDRH, Ester de Oliveira Correia.

Ainda durante o encontro, os estudantes receberam o termo de compromisso do estagiário e o contrato de estágio, que tem validade de um ano, podendo ser renovado por mais um ano, conforme a Lei de Estágio.

MPPE recebe estagiários de nível médio - 2019

Aqueles que estiverem no 3º ano do ensino médio, ao final do ano, não terão seu vínculo renovado com o MPPE, pois não mais estarão matriculados em alguma instituição de ensino credenciada junto ao MP, o que é uma das exigências para o estágio. Já os que ainda estiverem cursando o 1º ou 2º anos poderão ter o contrato renovado, a depender do resultado da avaliação feita pelos orientadores”, explica a gestora da Divisão Ministerial de Estágio, Denise Ferreira de Araújo.

A gestora da Divisão Ministerial de Estágio esclareceu ainda aos jovens que, diferentemente de instituições privadas, onde há possibilidade de os estagiários serem efetivados, no Ministério Público não há esta possibilidade. Denise explicou que o único método de ingresso na Instituição é por meio de concurso público.

O que me fez concorrer à vaga foi a possibilidade de vivenciar esta experiência. Pretendo cursar Direito, e eu acredito que o Ministério Público irá me ajudar neste ponto. Hoje em dia, é muito importante a pessoa ter conhecimento para ter um futuro melhor, e conseguir boas oportunidades em um mercado competitivo de trabalho”, disse Rosallyne Hosana, estudante do 3º ano da Escola Ministro Jarbas Passarinho.

O estágio – Os novos estagiários iniciam as atividades na próxima segunda-feira (22), cumprindo uma carga horária de 20 horas semanais, em horário compatível com as atividades escolares. Durante os períodos de prova, a carga horária do estágio será reduzida pela metade, caso a instituição de ensino realize verificações de aprendizagem periódica ou finais, devendo ser anexada declaração ou calendário escolar à frequência.

Os estagiários de ensino médio receberão, mensalmente, bolsa auxílio no valor de 80% do salário mínimo. Também receberão um auxílio transporte, que é uma ajuda parcial de custo para o deslocamento dos mesmos.

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco