Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

11/06/2019 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realiza nesta quinta-feira, 13, das 9h às 13h, em Caruaru, o projeto "Cidadania com vez e voz". Capitaneado pelo Centro Operacional de Apoio às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (CAOP Cidadania), o objetivo da ação é reunir os diversos segmentos sociais para que sejam captadas demandas e necessidades cuja solução possa ser alcançada por meio do MPPE. O encontro será realizado no auditório da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES), localizado na avenida Portugal, nº 1019, no Bairro Universitário.

Quando a gente pensa em cidadania, a gente pensa também em identificar as mazelas que o Sertão deve ter, e que por certo o Agreste não tem. Fazer essa escuta, detectar em diagnóstico e estatística o que é mais urgente para atuar e parar um pouco de trabalhar com o que nos chega já na fase de repressão. Trabalhar a prevenção, procurar uma política que evite o problema, desfocar um pouco do individual, para trabalhar no coletivo, no difuso. E não existiria um outro caminho senão deixando o gabinete, chegando em cada região e interagindo com os promotores locais e, acima de tudo, com os cidadãos”, disse a promotora de Justiça e coordenadora do CAOP Cidadania, Dalva Cabral.

Segundo ela a ação é dedicada à toda a população do Estado, principalmente representantes da sociedade civil como os líderes comunitários, conselheiros tutelares, professores e demais interessados. A ideia do projeto é realizar uma mobilização social para que seja possível identificar e eleger problemas locais ou setoriais que precisam ser solucionados.

Serão realizadas, ao longo de todo o ano, visitas em bairros centrais e periféricos das principais cidades pernambucanas, quando será ministrada a palestra "Cidadania com vez e voz" e na sequência recolhidas, em urna própria, as principais denúncias e demandas capazes de gerar um diagnóstico do problema pontual de cada bairro, comunidade, região ou cidade, para que seja possível criar um diagnóstico dos principais problemas e anseios de cada população, encaminhando, sempre que necessário, as informações, denúncias ou irregularidades (discriminação, ausência de acessibilidade, abandono de pessoas ou animais, por exemplo) para as autoridades competentes.

"Queremos quebrar o tabu do medo e provocar a discussão, detecção do problema e soluções possíveis, além de combater desigualdades, vulnerabilidades, situações de risco, discriminações, violência, ameaça ou supressão de direitos coletivos, difusos ou individuais indisponíveis, proteção aos desassistidos, conscientização social sobre drogas, sobre a fome e suas consequências, desajuste familiar, educação no trânsito, bullying, saúde, direito das minorias e as prioridades constitucionais e legais", asseverou Dalva.

Depois de passar por Caruaru, a ação será realizada no próximo 19 de junho em Cupira. A Câmara dos Vereadores da cidade é quem irá abrigar o projeto, com previsão de realização entre 9h e 13h.

 

Serviço:

Cidadania com vez e voz - Caruaru

Onde: Auditório da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES) - 3 º andar, Campus II - Centro Universitário Tabosa de Almeida, Avenida Portugal, nº 1019, Bairro Universitário, Caruaru-PE.

Quando: 13 de junho de 2019, das 9h às 13h

Informações: (081) 3182-7411

Imagem: retângulo teme m seu interior detalhes gráficos com riscos nas cores lilás e amarelo, com também pequenos círculos. Em dois círculos mariores na cor amarela, que representam balões de voz como em histórias em quadrinhos, pode-se ler Cidadania com vez e voz 

 

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco