Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

12/06/2019 - O Laboratório de Inovações Tecnológicas e de Negócio do Ministério Público de Pernambuco (MPLabs) é um dos participantes do ExpoJud, Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça, que teve sua abertura nesta quarta-feira (12) e prossegue até esta quinta (13), no Centro de Convenções Royal Tulip Alvorada, em Brasília. Pioneiro no Brasil, o evento trata de como o desenvolvimento tecnológico cresce de forma exponencial, inclusive na área jurídica. Os participantes avaliarão os impactos das inovações na sociedade e nas instituições e dos desafios causados por elas.

É justamente o ecossistema de Justiça o tema central do ExpoJud. Para tanto, durante esses dois dias, autoridades da Justiça, especialistas de mercado, acadêmicos e profissionais da indústria criativa debatem estudos, compartilham experiências, estimulam novas formas de pensar e, principalmente, inspiram os participantes a refletir sobre os respectivos processos de transformação na era exponencial.

“Está sendo uma oportunidade para o MPLabs mostrar um case de sucesso, um modo e inovar dentro do serviço público que não foi experimentado ainda por outros organismos públicos, ou pelo menos ainda estão em fase embrionária. É um importante reconhecimento para o MPPE de um acerto que a gestão fez em apostar na inovação por meio aberto”, destacou o promotor de Justiça e presidente do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação (CETI) do MPPE e do MPLabs, Antônio Rolemberg.

“O ExpoJud é um grande evento, que envolve os principais nomes do Judiciário brasileiro. A participação do MPLabs mostra como o processo de inovação implantado no MPPE é pioneiro. Aqui, buscamos conhecer novas soluções e experiências de outros órgãos para podermos aperfeiçoar ainda mais a transformação digital do MP. É uma troca de experiências enorme e a nossa presença aqui é um grande reconhecimento”, avaliou o coordenador da Coordenadoria Ministerial de Tecnologia da Informação (CMTI), Evisson Lucena, que também está em Brasília integrando o estande do MPLabs.

“Está sendo uma experiência rica participar de uma evento onde todos só falam de inovação. É um processo de imersão total sobre como aumentar a capacidade de trabalho do Sistema de Justiça Brasileiro, com várias experiências sendo mostradas”, completou o coordenador-executivo do MPLabs, Roberto Arteiro, que assim como o promotor Antônio Rolemberg, também participou do evento como palestrante e expositor.

A estrutura do congresso é imensa. O Expojud terá mais de 30 horas de conteúdo sobre tecnologias emergentes, blockchain, inteligência artificial, nuvem, Lei Geral da Proteção de Dados. A abordagem se estende ainda a assuntos como liderança participativa e sociedade 5.0. São mais de 20 ambientes de interação, compostos por palcos simultâneos sobre gestão, inovação e Justiça 4.0, além de palco principal e de espaço para os expositores, integrado ao ambiente das palestras.

A filosofia geral é a crença no protagonismo dos órgãos de Justiça e na importância do diálogo, oferecendo mais de 100m² de espaço reservado aos órgãos de Justiça, para que tenham a oportunidade de expor (em estande individual, no centro do salão do evento) os projetos de inovação e tecnologia desenvolvidos nos órgãos de justiça de todo país.

Há três palcos paralelos para que especialistas compartilhem suas experiências inovadoras sobre a justiça exponencial. Também uma programação multipalco, com uma área de exposição de cases inéditos, de 25 instituições da Justiça brasileira.

Entre os expositores estão os ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Paulo de Tarso Sanseverino e Villas Bôas Cueva; o coordenador da Incubadora de Soluções Tecnológicas (IJuspLab) do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), juiz federal Caio de Lima; o coordenador de Inovação da Seção Judiciária do Rio Grande do Norte (SJRN), juiz federal Marco Bruno Miranda. Entre os participantes, desembargadores, juízes, procuradores e promotores. Também presentes integrantes do governo, como o secretário do Ministério da Economia, Paulo Uebel. O congresso conta ainda com a participação do jornalista Alexandre Garcia. 

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco