Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

10/09/2019 - Foram selecionadas as empresas que participarão da fase de prototipagem gerenciada do 2º ciclo de inovação aberta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Ao todo, foram 22 inscrições de interessados para desenvolver soluções aos novos desafios do MPPE que passaram pela filtragem do Laboratório de Inovações Tecnológicas e de Negócio do MPPE (MPLabs).

As escolhidas foram: Consórcio Beyond Cloud + Brainy Resolution e Pitang, para o desafio de Extrajudicial criminal (não persecução penal); Aleph for Health e Mídias Educativas, para o de Infância; Consórcio Colab + Facilit e Mídias Educativas para o de Educação; Outiler e Pitang, para o de Patrimônio Público; o Consórcio Beyond Cloud + Brainy Resolution e o Consórcio Fábrica de Negócios + Outlier para o de Extrajudicial criminal (inteligência investigativa).

As empresas selecionadas serão contactadas pelo Núcleo de Gestão do Porto Digital a fim de alinhar os próximos passos a serem dados no desenvolvimento dos protótipos.

O MPLabs realizou a análise de todas as propostas inscritas para os cinco desafios em conjunto com especialistas e com a equipe do Porto Digital. A prototipação terá início na próxima segunda-feira (16), quando será necessário envolver os especialistas dos temas durante todo o período de prototipação, conforme agenda de atividades e cronograma que será divulgado ainda essa semana”, comentou o coordenador do Núcleo Estratégico de Direção Especializada em Tecnologia e Inovação (NDETI), o promotor de Justiça Antonio Rolemberg.

A equipe do MPLabs estabeleceu quatro critérios para a escolha: o quanto a empresa conseguiu demonstrar que realmente entendeu o problema apresentado, o quanto demonstrou experiência em tecnologia para resolver o problema, o quanto mostrou perfil empreendedor e o quanto apresentou de coerência com o que apresentou de início durante as discussões preliminares e com a proposta entregue.

Foram várias reuniões do MPLabs com promotores de Justiça e servidores envolvidos diretamente com os cinco desafios, além de especialistas, com a coordenação do NDETI e com o Porto Digital, até concluirmos as escolhas. Ouvimos diversas ponderações até chegarmos à ratificação da seleção”, explicou o coordenador-executivo do MPLabs, Roberto Arteiro.

Agora, as propostas começam a ser transformadas em protótipos. Depois, se dará a etapa de construção do Produto Minimamente Viável (PMV). A fase de finalização e entrega das inovações vai até fevereiro de 2020, quando se encerra o 2º ciclo de inovação aberta do MPPE.

Os cinco novos desafios do MPPE são:

Infância - Como o Ministério Público pode identificar e acompanhar de forma preditiva e proativa crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, integrando a Rede de Proteção de forma a acelerar a ações resolutivas necessárias?

Educação - Como o Ministério Público pode monitorar os principais indicadores relacionados à Educação Escolar para identificação proativa e preditiva de problemas em escolas públicas?

Patrimônio público - Como o Ministério Público pode identificar indícios de irregularidades em contas públicas e em contratos para aprimorar a fiscalização da gestão e da execução orçamentária?

Extrajudicial criminal (inteligência investigativa) - Como o Ministério Público pode ser capaz de estabelecer padrões e cenários de investigação e utilizar dados consolidados nos processos investigativos?

Extrajudicial criminal (não persecução penal) - Como o Ministério Público pode reduzir o volume de processos criminais judicializados, aumentando a eficiência e a agilidade no tratamento de crimes não violentos?

Imagem acessível: retângulo de fundo com quadriláteros em cinza e branco degradé tem sobrepostos os dizeres 2º Ciclo de Inovação Aberta Escolhidas empresas que criarão protótipos para novos desafios. Acima, a logomarca do MPLabs

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco