Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

14/02/2020 - Época de Carnaval e, apesar da alegria e da descontração, os direitos da população pernambucana não podem ser descuidados. E nem a população ficar desinformada do que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pode fazer por ela durante a folia. Assim, a Assessoria Ministerial de Comunicação do MPPE produziu quatro vídeos divulgados em suas redes sociais. O conteúdo é focado no respeito, prevenção, atendimento e garantia de direitos.

Em um deles, “Galo da Madrugada, aquele Carnaval que você respeita”, o cidadão fica a par do serviço do Juizado do Folião, que fica de plantão durante o Sábado de Zé Pereira em que o grande bloco recifense desfila pelas ruas do centro.

O vídeo informa que o MPPE faz parte do Juizado do Folião, que atende ocorrências de crimes de menor potencial ofensivo, como brigas, tumultos, danos ao patrimônio público. O Juizado do Folião atende das 13h às 21h, no Fórum Thomaz de Aquino e na Estação Central do Metrô do Recife. Para as ocorrências mais graves, o MPPE funciona em plantão durante todo o Carnaval.

Em “Dinheiro Público, aquele Carnaval que você respeita”, o recado é sobre os municípios que estão com os salários dos servidores atrasados, que o MPPE vai cobrar o pagamento da dívida, assim como recomendar o veto de propaganda de agentes públicos durante as festividades.

Na peça “Aquele Carnaval que você respeita todas as mulheres”, os homens são advertidos sobre as práticas de assédio às mulheres. Já elas, como identificar o assédio e denunciar. “Assédio não é paquera, fantasia não é convite, beijo forçado é crime, Se pediu pra parar, Parou!”, avisa o texto do vídeo para que investidas desrespeitosas e agressivas não ocorram. Além de informar que para denunciar assédio, o ideal é o fone 180.

Por fim, o alerta vai para os que consomem bebidas alcoólicas durante a folia. “Bebida e direção NÃO”. Ou seja, se beber, nada de dirigir para evitar acidentes e problemas com a polícia.

É uma campanha de conscientização, pautada no respeito ao outro e na paz entre todos. “A atuação ministerial vai além do processo de judicialização e deve atuar, também, na prevenção e na orientação ao cidadão. Essa campanha tem esse objetivo. Estar ainda mais próximo do cidadão e orientar o pernambucano sobre quatro temas de relevância a que todos precisam estar atentos”, salientou o secretário-geral do MPPE, o promotor de Justiça Maviael de Souza Silva.

 

 

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Sistema SIM
Sistema SIM
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco