Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

09/08/2017 - Alunos da Escola Estadual Gercino de Pontes, na Imbiribeira, Zona Sul do Recife, foram recebidos na manhã dessa quarta-feira pelo procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, na sede do Ministério Público de Pernambuco (MMPE). Na pauta do encontro, o combate à corrupção e a educação como instrumento para a criação de uma nova cultura para a sociedade brasileira.

Acompanhados pela professora de história Audenice Alves, os 12 estudantes, cuja faixa etária variava entre 14 e 18 anos, estão cursando, em sua maioria, o 3º ano do ensino médio. Eles fazem parte de um projeto impulsionado pela escola, intitulado Carta ao Estado, que visa, entre outras iniciativas, criar uma nova consciência política, a partir do conhecimento adquirido in loco junto a instituições e órgãos da sociedade civil.

Durante a visita, os estudantes conversaram com o procurador-geral, que lhes explicou o funcionamento do Ministério Público, além de detalhar as iniciativas da instituição para combater a corrupção, como os projetos Corrupção. Tem Jeito, já implantado, e o Educação Contra a Corrupção, que está sendo discutido e deve ser implementado ainda este segundo semestre.

“Não há como combater a corrupção sem a educação. Essa nova geração é quem tem condição de reverter os males dessa sociedade doentia, que botou na cabeça das pessoas que o que importa é levar vantagem”, comentou Francisco Dirceu Barros. Ele ainda recebeu das mãos dos estudantes um certificado de participação no projeto e prometeu visitar a escola quando o projeto Educação Contra a Corrupção estiver em vigência.

“Achei excelente. Saímos mais conscientes de como avaliar a importância do nosso voto. Nós não temos acesso ao tema política e ouvimos, nesta visita, coisas que são relevantes. Não tem como combater a corrupção se você é corrupto”, disse Guilherme Machado, 17 anos. “Temos que exercer a nossa consciência por meio do voto”, completou Mariana Nascimento, 17. “Não poderíamos discutir isso sem falar com o Ministério Público, que é a instituição que defende a sociedade e que busca eliminar a corrupção”, justificou a professora.

Confira também o vídeo da WebTV do MPPE:

Imagem acessível: alunos e professora posam para foto em frente à sede do MPPE

Imagem acessível: no gabinete, procurador-geral e chefe de gabinete conversam com os estudantes. Todos estão sentados em volta de mesa de centro com publicações do MP

Imagem acessível: foto de perfil mostra alunos interagindo durante visita

Imagem acessível: alunos fazem entrega de certificado ao procurador-geral. Eles seguram sacolas com materiais informativos do MPPE

 

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco