Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

14/05/2018 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) vai dedicar três dias da próxima semana (de 23 a 25 de maio) para fortalecer o diálogo com estudantes, professores, conselheiros tutelares e profissionais das áreas da infância, juventude e educação no Arquipélago de Fernando de Noronha. O evento Novos horizontes representa a união de esforços dos Centros de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Educação e da Infância e Juventude (Caops Educação e Infância e Juventude) com a Promotoria de Justiça de Fernando de Noronha.

A programação do evento inclui a apresentação de iniciativas institucionais do MPPE, como o projeto Educação contra a Corrupção; Conselho é bom e eu gosto; Caops em ação; e o Fortalecimento do Sistema Municipal de Atendimento Socioeducativo. Todas as atividades ocorrerão no auditório da Escola de Referência Arquipélago Fernando de Noronha.

“O evento tem como finalidade auxiliar o promotor de Justiça local nas ações de estruturação e organização da rede de atendimento infantojuvenil do Distrito Estadual de Fernando de Noronha, trabalhando com os referidos projetos institucionais”, descreveram os coordenadores Sérgio Souto (Caop Educação) e Luiz Guilherme Lapenda (Caop Infância e Juventude).

O primeiro dia do encontro será dedicado ao projeto Educação contra a Corrupção, que será discutido com alunos de até nove anos e seus professores. Na ocasião, os integrantes do MPPE vão apresentar vídeos educativos e lançar um concurso de desenho com o tema do combate à corrupção. Enquanto isso, o coordenador do Caop Infância e Juventude participa de evento organizado pela rede de proteção e órgãos como Creas, Conselhos Tutelares, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) e o Sistema de Justiça para debater as políticas públicas no arquipélago.

Já no dia 24 será realizado durante a manhã o debate Conselho é bom e eu gosto, com a participação dos conselheiros tutelares, conselheiros de Direitos da Criança e do Adolescente e equipes profissionais da rede de atenção. Os presentes vão discutir a atuação dos conselheiros tutelares no enfrentamento à violência contra os menores de 18 anos e na defesa do direito à educação.

No período da tarde, os participantes vão aprender sobre a atuação dos Caops do MPPE e os projetos que são desenvolvidos pela Instituição, bem como construir um mapeamento das principais demandas e necessidades na área da infância, juventude e educação no arquipélago.

O último dia terá dois momentos. O primeiro é com os alunos até o sexto ano do ensino fundamental, que vão participar das atividades do projeto Educação contra a Corrupção e ser estimulados a participar do concurso de desenho. Após o intervalo, será a vez dos estudantes do ensino médio, que assistirão a palestra do promotor Luiz Guilherme Lapenda sobre o Caop Infância e Juventude e a cartilha E agora? Perguntas e respostas sobre as medidas socioeducativas. Após a apresentação, os adolescentes terão espaço para fazer uma roda de perguntas aos integrantes do MPPE.

Imagem acessível: quadrado branco com bordas azuis traz no centro imagem de golfinho branco em fundo colorido e, abaixo, os dizeres: Novos Horizontes: Infância, Juventude e Educação. Fernando de Noronha - PE. De 23 a 25 de maio de 2018.

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco