Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

13/06/2018 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da Escola Superior (ESMP), realizou na última sexta-feira (8) o I Encontro sobre Atuação do Serviço Social no MPPE – contexto e desafios. Durante todo o dia, foram realizadas apresentações sobre os dilemas, desafios e resistências na conjuntura contemporânea; a garantia de direitos e o papel do Serviço Social na Instituição. O evento ocorreu no auditório da sede da Procuradoria-Geral do Estado, localizado no 7º andar do Edf. Ipsep, na Rua do Sol, bairro de Santo Antônio.

Pela manhã, a mesa A Conjuntura Contemporânea – Dilemas, Desafios e Resistências abordou três subtemas. O primeiro foi a Atual conjuntura das políticas sociais: demandas e desafios, que teve como expositora a professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e presidenta da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Maria Helena Elpídio Abreu. “O papel das políticas sociais e do assistente social no Ministério Público é fundamental numa conjuntura de restrição de direitos. A população cada vez mais tem sentido os impactos da redução de recursos na área social, e o trabalho do assistente social no MP é fundamental nessa garantia de direitos”, ressaltou Abreu.

Em seguida, o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Pernambuco (SINDSEMPPE), Fernando Ribamar Viana Neto falou sobre A Organização dos/as trabalhadores/as no contexto contemporâneo: contra a perda de direitos e a favor de novas lutas societárias. Por último, os Rebatimentos da conjuntura na atuação do Serviço Social nos espaços institucionais sociojurídicos foi exposto pela analista Ministerial em Serviço Social do MPPE com atuação no Núcleo de Família e Registro Civil da Capital Alcides do Nascimento Lins (NAF), Tanany Frederico dos Reis.

À tarde, os participantes assistiram uma conferência sobre a garantia de direitos e o papel do Serviço Social no Ministério Público, com a assistente social do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e doutora em Serviço Social pela PUC/SP, Cíntia Aparecida da Silva. Na ocasião, também foram realizadas discussões sobre a prática do Serviço Social no Ministério Público de Pernambuco, com a exposição de casos práticos trazidos por servidores do MPPE que atuam nos segmentos da Infância e Juventude; Idoso; Caravana da Pessoa Idosa; NAF; Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Saúde (Caop Saúde); Gerência Ministerial de Saúde e Assistência Social; e no Núcleo de Justiça Comunitária de Casa Amarela.

O I Encontro sobre a atuação do Serviço Social no MPPE também foi marcado por homenagens às duas primeiras assistentes sociais do Ministério Público de Pernambuco, Muirá Belém de Andrade e Maria da Conceição Delgado, feitas pela promotora de Justiça Irene Cardoso Sousa e pela analista ministerial em Serviço Social do MPPE, Maria Luiza Duarte Araújo. Citando o filósofo alemão Friedrich Hegel, a promotora definiu a importância do trabalho desempenhado pelas duas homenageadas: “‘O botão desaparece no desabrochar da flor. E poderia dizer-se que a flor refuta. Do mesmo modo que o fruto faz a flor parecer um falso ser-aí da planta pondo-se como sua verdade em lugar da flor’. Hegel acredita que a verdade não está no fim, ela está no caminho. E nesse caminho, quando você volta para casa, como Muirá e Ceça fizeram, você volta com tudo que você foi, com tudo que você caminhou”, explicou.

O Coral do Instituto do Ministério Público de Pernambuco encerrou a programação, trazendo em seu repertório músicas do tradicional forró pé de serra, já em clima dos festejos juninos. “Fazer esse tipo de discussão é fortalecer o espaço não só dos assistentes sociais do Ministério Público, mas da própria atuação da Instituição na sociedade brasileira que está mergulhada em um conjunto problemas e de questões, onde a defesa dos direitos é preponderante para a sobrevivência de boa parte da população”, destacou a presidenta da ABEPSS, Maria Helena Abreu.

O encontro contou com a presença de servidores das áreas de serviço social do MPPE que atuam nas promotorias da Infância e Juventude; na promotoria do Idoso; no Núcleo de Família e Registro Civil Alcides do Nascimento Lins(NAF); no Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (Caop/Saúde); na Gerência Ministerial de Saúde e Assistência Social; e no Núcleo de Justiça Comunitária de Casa Amarela; além de estagiários de serviço social do MPPE e de representantes da sociedade civil.

I Encontro sobre Atuação do Serviço Social no MPPE

Confira também a matéria da WebTV:

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco