Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

11/09/2019 - O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) segue como um dos mais transparentes de todo o Brasil, conforme o Mapa da Transparência, divulgado ontem (10) pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O Mapa congrega dados sobre todas as unidades do Ministério Público da União e dos Ministérios Públicos dos Estados com base na medição realizada no primeiro quadrimestre de 2019.

O MPPE atingiu o conceito excelente como resultado da avaliação de 318 itens pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) do CNMP, em cumprimento da Lei Complementar 101/2000, da Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei nº 12.527/11) e das Resoluções CNMP n° 74/2011, n° 86/2012, n° 89/2012 e n° 178/2017.

Desde 2017, o MPPE obteve uma constante evolução no Mapa da Transparência do CNMP, saindo do 25º lugar no início de 2017 para a sexta posição no segundo semestre daquele ano; em maio de 2018 o MPPE conquistou o 3º lugar e, em julho de 2018, assumiu a primeira colocação, empatado com outros MPs estaduais.

Esse resultado é fruto de um trabalho contínuo, que reforça o compromisso do MPPE em se manter entre os grandes MPs do Brasil, especialmente em uma temática importante como é a questão da transparência e controle social”, destacou o procurador-geral de Justiça Francisco Dirceu Barros.

Já o secretário-geral do MPPE, Maviael Souza, afirmou que “o resultado apontado pelo CNMP reconhece o esforço e o compromisso do MPPE, em especial do procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu Barros, em atender os ditames constitucionais e legais sobre a transparência pública e o respeito a sociedade, refletindo também no esforço dos diversos setores vinculados à Secretaria Geral para a manutenção do compromisso em continuar sendo um dos MPs mais transparentes do Brasil”.

A classificação do nível de transparência como excelente pelo CNMP, medição após medição, aponta a consolidação de uma cultura e da gestão eficiente do sistema de transparência. Os gestores do MPPE estão cada vez mais engajados na prestação de contas à sociedade e no fomento ao controle social”, registrou o controlador ministerial interno, Rodrigo Amaro.

Portal a página pode ser acessada pelo endereço http://www.mppe.mp.br/transparencia/. Nele, o cidadão pode ter acesso à informações como a execução orçamentária e financeira, licitações contratos e convênios já firmados, informações de gestão de pessoas, planejamento estratégico e salário dos servidores. O portal é completamente adaptado para a linguagem de sinais e leitura em áudio e texto, facilitando o acesso a pessoas com deficiência. Além disso, o site é adaptado para visualização em smartphones e tablets.

Imagem acessível: retângulo em tons de vermelho tem sobrepostos os dizeres MPPE segue entre os mais transparentes do MP brasileiro

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco