Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco
 

Destaques do MPPE

03/02/2017 - Atuação integrada com os anseios da sociedade. Com esse objetivo, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Francisco Dirceu Barros, prestou juramento solene perante o Colégio de Procuradores de Justiça na posse solene realizada no auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Barros será o chefe do MPPE ao longo do biênio 2017-2019.

“A relação do MPPE com a sociedade é de simbiose, uma relação intrinsecamente relevante. Por esse motivo, estamos orientando a todos que fazem a Instituição a trazer o Ministério Público de volta às suas origens, que é ser o guardião da sociedade”, afirmou o procurador-geral.

Durante a cerimônia de posse, Francisco Dirceu Barros ainda lembrou sua trajetória desde o início de sua carreira como promotor de Justiça do MPPE, em 1999, e disse que o biênio à frente do MPPE é “um novo ciclo que se inicia, com caminhos desafiadores, em prol dessa honrosa Instituição”.

Como medida administrativa para enfrentar a dificuldade financeira que o país atravessa, ele destacou que pretende apresentar, na próxima semana, um plano de contingenciamento que visa otimizar o uso dos recursos, a fim de permitir investimentos para enfrentar desafios como o deficit de promotores de Justiça, visto que o MPPE conta com aproximadamente 160 cargos vagos em todo o Estado. “O MPPE deve ser ágil, resolutivo, preventivo, e o promotor de Justiça deve ser um agente social, cumprindo as atribuições relevantes que foram destinadas à Instituição pela Constituição de 1988”, complementou o procurador-geral.

A sessão solene de posse foi presidida pelo ex-procurador-geral de Justiça Carlos Guerra de Holanda, que destacou as ações de combate à corrupção e de profissionalização da gestão desenvolvidas ao longo do biênio 2015-2017.

Por sua vez, o presidente da Associação do Ministério Público de Pernambuco, promotor de Justiça Roberto Brayner, desejou sucesso ao novo chefe do MPPE e pediu que ele mantenha, ao longo de sua gestão, a firmeza para agir em defesa do interesse público, o equilíbrio para combater os extremismos e a temperança para que governe em benefício de toda a sociedade.

Além dos membros e servidores do MPPE, compareceram à posse solene do procurador-geral de Justiça o governador do Estado, Paulo Câmara, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Leopoldo Raposo, o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Guilherme Uchôa, o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Rinaldo Lima, o representante do Conselho Nacional do Ministério Público, conselheiro Orlando Rochadel, o defensor público geral de Pernambuco, Manoel Jerônimo de Melo Neto, o procurador-geral do Ministério Público de Contas, Cristiano Pimentel, e o prefeito do Recife, Geraldo Julio.

 
 

Destaques Notícias


Veja todas as Notícias
Diário Oficial
Diário Oficial
Diário Oficial
Consulta de Licitações
publicidade consulta licitação
Consulta de Licitações
Consulta Processual
publicidade consulta processual
Consulta Processual
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Ouvidoria2
Publicidade Transparência SIC
Publicidade Transparência SIC
Portal SEI!
Portal SEI!
Ministério Público de Pernambuco
Ministério Público de Pernambuco